ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Olegar Fernandes Lopes    Textos
Texto publicado aqui em 22/10/2011 Retornar textos da autora Retornar textos do autor
Formato Word
MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
Já vi surgir muitos movimentos, já vi outros tantos desaparecerem ou andarem capenga por aí. Por que será que isto não acontece com o Movimento Tradicionalista Gaúcho? Muito pelo contrário, cresce ordenadamente, sem explosão surpreendente que desperte a curiosidade geral. Um movimento que surgiu há 62 anos, liderado por oito jovens com idade entre 18 e 20 anos, com ideais bem definidos, como a defesa dos símbolos cívicos, da tradição e da cultura do Rio Grande do Sul. São fatores fundamentais para a perpetuação do movimento: como o fogo, símbolo de amor e paixão da humanidade, com Paixão Côrtes retirando uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria naquela noite de sete de setembro de 1947 para, a cavalo, ele, Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira conduzirem a Chama até o Colégio Júlio de Castilhos. Aqueles jovens estavam ali, não por exibicionismo, por estarem cercados de garotas e garotos das suas idades, mas por idealismo. Eu vou mais longe, entendo que se o movimento tradicionalista tomou as dimensões que tomou, foi por ter surgido para defender símbolos cívicos e, muito mais, preservar a tradição gaúcha. Tradição esta materializada no galpão, no chimarrão, na indumentária, no cavalo, na arte, na literatura, na musicalidade e nas canções que expressam os sentimentos de amor à terra. É por tudo isto que este movimento é visto como o maior movimento cívico-cultural do mundo. Esta definição é feita por pessoas que não usam bombacha, botas e lenço no pescoço, que comem churrasco por apreciarem as delícias da carne, que tomam chimarrão por tradição. São pessoas que fazem esta afirmativa como, por exemplo, o Professor Dr. Luiz Gonzaga Adolfo, da Unilassale, durante palestra na II Conferência Municipal de Cultura. Ou como o jornalista e antropólogo Jakzam Kaiser, no seu livro O Brasil dos Gaúchos.
Nesse livro o escritor nos dá idéia da devida dimensão do gaúcho, raça da mesma estirpe de Paixão Côrtes, João e Fernando Machado Vieira, Cyro Dutra Ferreira, Ciro Dias da Costa, Jorge Degrazia, Çilço Campos e João Antônio Siqueira.
Eu entendo que este movimento não pertence apenas aos tradicionalistas, aqueles que usam bombacha, botas e lenço no pescoço pelo compromisso que tem como guardiões das tradições do Rio Grande. Mas é, também, daqueles que usam bombacha e botas, tomam chimarrão e dizem "mas bah chê" apenas por tradição, todos os nascidos no RS ou não, pois é um movimento que rompeu fronteiras nacionais e internacionais, espontaneamente, pelos princípios fundamentais que defende.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte