Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Notícias / 2020
Veja o que foi notícia em 2020 -
 
    MARÇO / 2020
AVISO IMPORTANTE
Devido a atual situa­ção de emer­gên­cia oca­sio­na­da pe­la pan­de­mia do COVID-19, e aten­den­do a so­li­ci­ta­ção das au­to­ri­da­des sa­ni­tá­ri­as, não rea­li­za­re­mos a reu­nião men­sal com pa­les­tras de con­vi­da­dos que ocor­re usu­al­men­te no úl­ti­mo sá­ba­do de ca­da mês no Pa­ne­vi­no Grill de Ca­no­as.
Pas­sa­da es­ta cri­se re­to­ma­re­mos nos­sas ati­vi­da­des, as quais se­rão am­pla­men­te di­vul­ga­das.
Obrigado a todos.
Canoas, 23 de março de 2020.
Loreno Luiz Zambonin
Presidente
#FIQUEEMCASA
 
L,
    JULHO / 2020
D I V U L G A Ç Ã O
{short description of image}
Vamos falar de amor em tem­pos de pan­de­mia?
Então mande apenas um poe­ma de até 25 ver­sos no cor­po do email até às 23:59h do dia 22 de junho de 2020 e aguar­de a con­fir­ma­ção de se­le­ção de seu poe­ma.
Mais informações so­bre a "live" do sa­rau de lan­ça­men­to se­rão anun­cia­das em nos­sos ca­nais vir­tu­ais nos links que se­guem. Nos si­ga e fi­que li­ga­do.
entreverbo@gmail.com
https://www.facebook.com/Entreverbo
https://www.instagram.com/entreverbo/
https://www.youtube.com/user/ EntreverboRevista
D I V U L G A Ç Ã O
Prêmio
Academia Rio-Grandense de Letras 2020
Prêmio AGES - Livro do Ano 2019Estão abertas de 1 de ju­lho a 21 de agos­to as ins­cri­ções pa­ra a quar­ta edi­ção do con­cur­so li­te­rá­rio da Aca­de­mia Rio-Gran­den­se de Le­tras (ARL), que es­te ano traz co­mo no­vi­da­de mais uma ca­te­go­ria, a de me­lhor li­vro de crô­ni­cas pu­bli­ca­dos em 2018 ou 2019, que se­rá pre­mia­do com o Tro­féu Apo­li­ná­rio Por­to Ale­gre. As ou­tras cin­co ca­te­go­ri­as são me­lhor ro­man­ce, me­lhor li­vro de nar­ra­ti­va cur­ta (con­to ou mi­ni­con­to), me­lhor li­vro de poe­sia, me­lhor li­vro de li­te­ra­tu­ra in­fan­til e me­lhor te­se ou dis­ser­ta­ção so­bre li­te­ra­tu­ra gaú­cha. To­das de au­to­res sul-rio-gran­den­ses e obras em pri­mei­ra edi­ção. O PRÊ­MIO ACA­DE­MIA RIO-GRAN­DEN­SE DE LE­TRAS, con­fe­ri­do anual­men­te, tem co­mo ob­je­tivo des­ta­car au­to­res gaú­chos que te­nham obra con­sis­ten­te e de qua­li­da­de no ce­ná­rio na­cio­nal, as­sim co­mo pro­mo­ver a crí­ti­ca li­te­rá­ria so­bre a li­te­ra­tu­ra gaú­cha. O ven­ce­dor do prê­mio de me­lhor li­vro de nar­ra­ti­va fic­cio­nal cur­ta (con­to ou mi­ni­con­to) pu­bli­ca­do em 2019, em pri­mei­ra edi­ção, re­ce­be­rá o Tro­féu Si­mões Lo­pes Ne­to. E o de me­lhor ro­man­ce pu­bli­ca­do em 2019, tam­bém em pri­mei­ra edi­ção, se­rá pre­mia­do com o Tro­féu Al­ci­des Ma­ya. Se­rá con­ce­di­do o Tro­féu Car­los Ur­bim ao mel­hor li­vro de li­te­ra­tu­ra in­fan­til, in­de­pen­den­te de gê­ne­ro, de au­tor sul-rio­gran­den­se pu­bli­cado em 2019, em pri­mei­ra edi­ção. O me­lhor li­vro de poe­sia pu­bli­ca­do no ano de 2019, em pri­mei­ra edi­ção, re­ce­be­rá o Tro­féu Al­ceu Wa­mo­sy. E pa­ra a me­lhor te­se ou dis­ser­ta­ção so­bre li­te­ra­tu­ra gaú­cha em ní­vel de mes­tra­do ou de dou­to­ra­do, que te­nha co­mo te­ma a obra de um au­tor sul-rio-gran­den­se ou um tex­to li­te­rá­rio es­cri­to por au­tor do Es­ta­do (que te­nha si­do de­fen­di­da nos anos de 2018 e 2019 em qual­quer ins­ti­tui­ção de en­si­no su­pe­ri­or do país), se­rá en­tre­gue o Tro­féu Dyo­né­lio Ma­cha­do. Na da­ta da en­tre­ga dos prê­mi­os, a ARL con­ce­de­rá o Tro­féu Aca­de­mia Rio-Gran­den­se de Le­tras - Es­cri­tor do Ano a um es­cri­tor ou es­cri­to­ra cu­ja obra se­ja re­co­nhe­ci­da pe­la qua­li­da­de e am­pli­tu­de, in­de­pen­den­te de gê­ne­ro li­te­rá­ri­o a que se de­di­que. Nas edi­ções pas­sa­das fo­ram ho­me­na­gea­dos Ma­ria Car­pi, Luis Fer­nan­do Ve­ris­si­mo e Ar­min­do Tre­vi­san. O re­gu­la­men­to com­ple­to do Prê­mio po­de ser aces­sa­do no site da ARL:
Regulamento
 
    SETEMBRO / 2020
C O N V I T E
Convidamos todos para o Sa­rau de lan­ça­men­to da re­vis­ta En­tre­ver­bo #33 em mais uma edi­ção via live.
O evento ocorrerá dia 01/09/2020 às 19h e se­rá trans­mi­ti­do via Google Meet com a par­ti­ci­pa­ção dos poe­tas pu­bli­ca­dos na edi­ção #33 da re­vis­ta En­tre­ver­bo que es­ti­ve­rem pre­sen­tes na li­ve, e nes­ta edi­ção te­re­mos o tra­di­cio­nal mi­cro­fo­ne aber­to dos sa­raus pre­sen­ci­ais pa­ra o pú­bli­co em ge­ral par­ti­ci­par di­zen­do um poe­ma.
Acesse a live através do link abaixo
https://meet.google.com/fot-jkyj-viq
Obrigado a todos.
Entreverbo
entreverbo@gmail.com
https://www.facebook.com/Entreverbo
https://www.instagram.com/entreverbo/
https://www.youtube.com/user/ EntreverboRevista

Luto
COMUNICADO
DE FALECIMENTO
FRANCISCO RICARDO TERRES TROIS
Comunicamos com grande pesar o falecimento de Francisco Ricardo Terres Trois, nos­so as­so­cia­do, pre­si­den­te da ex­tin­ta Fun­da­ção Cul­tu­ral de Ca­no­as e Mes­tre In­ter­na­cio­nal de Xa­drez com um gran­de nú­me­ro de con­quis­tas na­cio­nais e in­ter­na­cio­nais ten­do re­pre­sen­ta­do o Bra­sil em di­ver­sas Olim­pía­das com mui­to su­ces­so.
Diante da pandemia do co­ro­na­ví­rus, o pro­ces­so de lu­to de Fran­cis­co Ri­car­do Ter­res Trois se­rá em tem­po re­du­zi­do e com cai­xao la­cra­do.
Crematório Grupo Mathias
Hoje, 17/09/2020 - 11:30 às 15hs
Estrada do Rincão, 550 - Glorinha - RS
ACE - 18 anos
Nossa Associação com­ple­ta, nes­te mês de se­tem­bro de 2020, 18 anos de exis­tên­cia.
Na noi­te de 3 de se­tem­bro de 2002 ocor­reu a reu­ni­ão de fun­da­ção de nos­sa en­ti­da­de na se­de da en­tão Fun­da­ção Cul­tu­ral de Ca­no­as.
Agradecemos a to­dos nos­sos as­so­cia­dos, co­la­bo­ra­do­res e sim­pa­ti­zan­tes pe­la sua par­ti­ci­pa­ção, apo­io e em­pe­nho no cres­ci­men­to e con­ti­nui­da­de de nos­sas en­ti­da­de.
Esperamos que esta situa­ção que nos im­pôs es­te dis­tan­cia­men­to so­ci­al for­ça­do lo­go se­ja so­lu­cio­na­da, pa­ra en­tão re­to­mar-mos nos­sas ati­vi­da­des.
Obrigado a todos.
Loreno Luiz Zambonin
Presidente

NOTA DA DIRETORIA
É com imensa triste­za e pe­sar nos cau­sou a no­tí­cia do fa­le­ci­men­to do ami­go, com­pa­nhei­ro e as­so­cia­do da ACE, Fran­cis­co Ri­car­do Ter­res Trois, e por isso, trans­mi­ti­mos a sua fi­lha e fa­mi­lia­res nos­sos sen­ti­men­tos, por­quan­to pe­la sua au­sên­cia ter­re­na, uma gran­de sen­sa­ção de ines­ti­má­vel per­da.
Canoas, 16 de setembro de 2020.
Loreno Luiz Zambonin - Presidente
e demais membros da Diretoria

    NOVEMBRO / 2020
L U T O
LUTO - Antonio Canabarro Trois Filho
Luiz Gonzaga Lopes homenageou o jornalista e escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, falecido em 22 de novembro, às vésperas de completar 94 anos em sua coluna no Correio do Povo de 31/10/2020.
Leia a coluna aqui
D I V U L G A Ç Ã O
O Nheçuano
Durante a edição do "Livro tá na me­sa de 26/08/2017, nos­so as­so­cia­do Ca­na­bar­ro Trois fº, le­vou um exem­plar do jor­nal O Nheçuano que, às pa­gi­nas 6 e 7, con­ti­nha uma en­tre­vis­ta da­da pe­lo nos­so sau­do­so Cí­ce­ro Ga­le­no Lo­pes, ao es­cri­tor Nel­son Hoffmann, às vés­pe­ras do seu fa­le­ci­men­to. Du­ran­te o even­to, al­gu­mas par­tes da en­tre­vis­ta fo­ram li­das, e fi­cou acer­ta­do que re­pro­du­zi­ria­mos no si­te a ín­te­gra da en­tre­vis­ta. Além dis­so em con­ta­to com com o es­cri­tor Nelson Hoffmann, o mes­mo gen­til­men­te com­pro­me­teu-se a en­viar al­guns exem­pla­res da edi­ção em ques­tão pa­ra ser dis­tri­bui­do aos as­so­cia­dos da ACE.
Veja a entrevista na integra

 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte