ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 07/02/2014 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
SOCIEDADE AMIGOS DE TRAMANDAÍ, A SAT
No mês de abril do ano que ora finda, fomos surpreendidos com a seguinte manchete do jornal ZH: "Demolição de parte do prédio da Sociedade Amigos de Tramandaí surpreende moradores e veranistas" Não nos encontrávamos no Estado e ficamos apreensivos pela dificuldade de acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.
Soubemos depois, que diante do fato e da reação de moradores e veranistas, o Sindicato dos Arquitetos do estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) e a Oscip Defender protocolaram um documento no Ministério Público da cidade, solicitando a análise do caso. Em 18 de abril, o Ministério Público obteve na justiça uma liminar que proibiu qualquer obra no prédio até que se definisse o valor cultural do bem. O MP também solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS) um parecer sobre a importância arquitetônica e histórica da construção. Em ofício, o diretor do IPHAE, afirma ao MP que é "necessário garantir a preservação da edificação, que sem dúvida, representa a identidade cultural regional, assim como do Estado do Rio Grande do Sul". O parecer técnico assinado pela Historiadora do IPHAE, Frinéia Zamin, apresenta uma série de informações sobre o movimento modernista no Estado e sobre a história da SAT que teve sua sede inaugurada no dia 12 de janeiro de 1957. O documento, elaborado em junho, é finalizado pela historiadora com a afirmação: "a sede da SAT é, sem dúvida, um bem cujo valor histórico e de referência coletiva, integra o patrimônio cultural do município de Tramandaí".
A Assessoria de Imprensa do Sindicato relata que o Promotor de Justiça que esteve com o caso, informou ao SAERGS que a ação do MP visa à elaboração, pelo poder municipal, de um inventário de bens arquitetônicos de relevância histórica ou arquitetônica de Tramandaí. Com esse inventário, será possível identificar quais obras e imóveis precisam de preservação. O Promotor esclarece que "os pareceres emitidos pelo IPHAE estão incluídos no processo, mas é a justiça do município quem vai determinar que laudos técnicos serão necessários para avaliação do caso da SAT e sobre o futuro da obra".
Após estes encaminhamentos, a imprensa silenciou sobre o caso. Para nossa surpresa, numa de nossas vindas a Tramandaí, constatamos que a obra continuava e uma torre, com a figura de uma garça, existente no pátio do Clube havia sido demolida. Os tapumes para a construção do prédio estavam e continuam lá.
Temos conhecimento da dificuldade financeira dos Clubes Sociais, em quase todo o Rio Grande e este foi o motivo alegado pela presidente, na ocasião: "Chegou um ponto em que as pequenas reformas já não davam conta da SAT. E essa permuta foi a maneira que encontramos para solucionar o problema e não termos de extinguir a sociedade", justificou Iara Corso.
O fato lamentável que atingiu esta, que foi sede de bailes de Carnaval e festas de verão de mais de uma geração, até dá para entender. O que é realmente inexplicável é o estado de abandono em que se encontra o que restou da SAT. A grama cresce ao redor, o lixo se acumula, as portas do Clube estão trancadas, a academia e as aulas de hidro ginástica que funcionavam em sua piscina, já não se encontram em atividade. Não há mais nenhum anúncio de programação para o verão.
É impossível passar indiferente, pela frente da SAT, que já foi um dos cartões postais de Tramandaí e vê-la neste estado de abandono. Centenas de pessoas passam por ali, diariamente em direção ao mar. Será que não é possível uma solução, ainda que alternativa?
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte