ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 02/01/2014 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
O NATAL E O CONSUMISMO
O Natal, para mim é a festa mais bonita do ano. Para a sua preparação, as casas, as ruas e as lojas se enfeitam com luzes coloridas, o que faz com que as cidades fiquem mais belas e alegres. É uma festa para todos, mas especialmente para as crianças. Quem não gosta de sair à noite para apreciar a boniteza das luzes? As árvores de Natal tem um encanto especial, com seus enfeites coloridos. Não temos a neve do hemisfério norte, mas nossas árvores oferecem um belo espetáculo.
Toda esta beleza nos fascina e toda esta preparação se faz necessária para a comemoração do nascimento Daquele, que para os cristãos, veio ao mundo para salvar a humanidade.
Nos últimos anos, no entanto, a data se transformou num grande apelo ao consumo. Há um grande investimento em propagandas de todos os tipos, algumas, lindíssimas, estimulando as pessoas a comprarem. As lojas ficam abertas em horários especiais, mesmo que para isto, seus funcionários tenham que prejudicar o convívio com suas famílias. O crédito é facilitado com ofertas tentadoras como: "compre seu presente de Natal e comece a pagar no ano que vem". Tudo isto para estimular o consumo.
Com tantos apelos, todos querem comprar e presentear, sem pensar nas consequências de um consumo desenfreado que produz o esgotamento de recursos naturais importantes, a quantidade gigantesca de lixo produzido e acumulado nos grandes centros e outras consequências ambientais cada vez mais catastróficas, além é claro, do endividamento pessoal, com todo o seu efeito.
Paralelamente a este esforço para vender, vê-se pessoas enlouquecendo, estressadas, pelas exigências que impõem a si mesmas, para dar conta de atender a todas estas demandas. É preciso comprar, presentear, responder às expectativas dos filhos que, devido aos apelos da mídia, pedem presentes cada vez mais caros, inacessíveis a quem ganha baixos salários, o que caracteriza a realidade da maioria das famílias brasileiras.
Nesta corrida desesperada, com o comércio lotado de gente em busca dos presentes, poucos se lembram do verdadeiro motivo da festa de Natal e da mensagem de amor, justiça e solidariedade que o Aniversariante nos deixou.
Não se pode negar que a data também motiva algumas atitudes de solidariedade. Muitas vezes, até as grandes empresas e os meios de comunicação se engajam em campanhas, a favor da população carente e conseguem arrecadar grande quantidade de alimentos e brinquedos para serem distribuídos. Campanhas válidas, mas que estão muito longe de se tornar uma atitude permanente, que venha diminuir as distâncias sociais e buscar a construção de uma sociedade mais justa, coerente com os princípios defendidos por Cristo, o Aniversariante.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte