Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 22/10/2018 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
MIGRANTES
A migração é um fenômeno mundial, que ocorre em todos os tempos, com maior ou menor intensidade.
As pessoas migram em consequência de guerras, desastres ambientais, crises políticas e econômicas, fome, epidemias, conflitos, além de outras causas.
Ninguém sai de sua terra natal, deixando na maioria dos casos, seus entes queridos, por um simples capricho. Migra por uma questão de sobrevivência.
Ao chegarem e solicitarem refúgio, os imigrantes precisam regularizar a documentação, terem aulas da língua do país, trabalho e moradia, roupas e alimentos, isso é parte do combinado mundialmente entre as Nações.
Estes atendimentos tem sido feitos, aqui no Brasil, por Organizações da Sociedade Civil e pelas Igrejas. Na maioria das vezes, falta apoio dos governos, descumprindo acordos internacionais de acolhida aos migrantes. Sem este apoio, acabam engrossando o número dos excluídos.
O Brasil foi construído por imigrantes. Com exceção de quem tem descendência 100% indígena, somos todos imigrantes ou seus descendentes. Fruto desta mescla de povos, formamos uma cultura acolhedora, criativa e trabalhadora.
Não se pode pois entender, as posturas preconceituosas, expressas nas conversas, atitudes e nas redes sociais, contra a chegada de imigrantes vindos de diversos países. Os argumentos que usam, não resistem a um mínimo de conhecimento histórico. Trata-se muito mais de falta de solidariedade, de amor ao próximo, que necessita de acolhida.
Se a xenofobia de alguns brasileiros, que não querem receber os imigrantes, existisse na época de nossos antepassados, nenhum de nós estaria aqui.
Marina Lima Leal
Canoas, 2 de setembro de 2018.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte