Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 02/09/2019 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
IMPORTÂNCIA DA MATRIZ DE SÃO LUIZ GONZAGA PARA NOSSA FAMÍLIA
Cheguei em Canoas no ano de 1967, em virtude de meu casamento com Gastão Velter Leal, que aqui exercia suas atividades profissionais.
Como católica praticante, logo me aproximei da Igreja, frequentando suas missas e participando de algumas atividades, como encontros de casais. O pároco era o Cônego José Leão Hartmann.
Minha relação com a Igreja foi ficando mais próxima, depois que as filhas nasceram. Desde pequenas, sempre fiz questão de levá-las para participar das missas. Depois chegou a idade de fazerem a Primeira Eucaristia.
A Primeira Comunhão de Andréa, minha primeira filha, foi no dia 23 de setembro de1979, depois de dois anos de preparação. A Crisma foi realizada em 11 de dezembro de 1983 pelo Arcebispo Dom Cláudio Colling.
Em ambas as oportunidades, era pároco o Padre Armindo Cattelan, grande ser humano preocupado com as pessoas, especialmente as mais necessitadas.
Minha segunda filha, Patrícia, teve a cerimônia de Primeira Eucaristia realizada em 27 de setembro de 1981 e a Crisma em 21 de novembro de 1985, tendo como celebrante o Arcebispo Dom Cláudio Colling e o pároco era também o Padre Armindo Cattelan, que, além de ter celebrado a Primeira Comunhão de nossas duas filhas, tornou-se um grande amigo, amizade que perdura até os dias de hoje.
Os casamentos de ambas as filhas, também foram realizados na Matriz de São Luiz Gonzaga. O da Andréa foi realizado em 17 de março de 2001, pouco depois de ter sido criado o Vicariato de Canoas, em 08 de março e o vigário episcopal era o Cônego Bonifácio Schmidt.
Patrícia casou-se em 4 de outubro de 2008, tendo como celebrante, o Padre José Hermeto Mohr, que era o pároco na ocasião. O vigário episcopal continuava sendo o Cônego Bonifácio Schmidt.
Acompanhei a nossa Igreja se transformar de Paróquia, em Vicariato, criado em 8 de março de 2001, abrangendo os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita.
Desde a sua criação, o Vicariato teve como vigários episcopais: Cônego Bonifácio Schmidt: (2001 - 2010); Dom Agenor Girardi: (2011 - 2015); Pe. Darley Kummer: nomeado em 2015. É nosso vigário atual.
No centenário de nossa Matriz de São Luiz Gonzaga, quero, em nome de minha família, prestar uma homenagem a este local sagrado que tantas alegrias e emoções nos proporcionou e continua nos proporcionando. Foram muitos, os momentos inesquecíveis para nós, vivenciados na Matriz.
Canoas, 25 de novembro de 2018.
Marina Lima Leal
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte