ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 16/10/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
MAGISTÉRIO, UMA PROFISSÃO QUE PERDE O ATRATIVO?
Na última semana, um jornal daqui da cidade de Canoas publicou a seguinte manchete: "Alunos protestam contra fechamento de cursos". Lendo a matéria se pode constatar que, a maioria dos cursos que serão extintos, são os de Licenciatura, que estão saindo da lista de vestibulares de instituições particulares do Rio Grande do Sul. As Universidades alegam que o fechamento se deve à baixa procura.
Os cursos Normais, que formam professores, também vêm diminuindo assustadoramente. Aqui mesmo, em Canoas, há poucos anos estes cursos eram oferecidos em quatro escolas, formando cada uma delas, até três turmas por ano. Hoje, apenas o Curso Normal do Instituto Estadual Carlos Chagas, sobrevive.
Esta situação vem ocorrendo nos últimos anos, devido ao fato da profissão vir gradativamente perdendo o atrativo. As Entidades representativas do magistério, já vinham alertando há bastante tempo, para esta possibilidade, devido a diversos fatores, que fazem com que os jovens não desejem mais ser professor.
Uma das principais causas é, sem dúvida, o baixo salário. Levantamentos feitos por entidades mundiais, mostram que os professores do Brasil estão entre os mais mal pagos do mundo.
O novo diretor da Organização Mundial do Trabalho (OIT) Guy Ryder emitiu um comunicado aos governos, apelando para que adotem estratégias para motivar os jovens a se tornarem professores. Em países desenvolvidos educadores já recebem por ano, uma renda 17% superior ao salário médio, como forma de incentivar a profissão.
No Brasil tivemos um avanço importante, resultado de muitas décadas de luta, com a assinatura da lei que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional, em julho de 2008. Porém, apesar do Piso atual não alcançar os R$ 1.500,00 para 40 horas semanais, a maioria dos estados brasileiros, ainda não o pagam, alegando falta de recursos, no entanto, se a educação fosse realmente prioridade para esses governos, a realidade seria outra.
Esperamos que, neste mês em que se comemora o dia do Professor, as autoridades se conscientizem da gravidade do problema e tomem providências urgentes, para que esta profissão, essencial para a sociedade, recupere o atrativo, através do pagamento de bons salários e alto investimento na formação e nas condições de trabalho dos educadores.
Mais do que homenagens, precisamos de ações concretas de valorização desta categoria tão sacrificada, cuja profissão está tão pouco atrativa para os jovens, ameaçando o futuro da educação, por falta de professores.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte