ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 20/10/2011 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
MADRID
Madrid é uma linda cidade. Os prédios do centro histórico são verdadeiras obras de arte, que encantam a qualquer visitante. Além disto, a cidade possui inúmeras fontes e parques que se constituem numa atração à parte.
A Praça de Cibeles, construída no final do século XVIII é sem dúvida a mais importante de Madrid e em cujo centro se encontra a Fonte de Cibeles, símbolo da cidade que, juntamente à fonte de Apolo e a de Neptuno faziam parte da decoração original do Passeo del Prado, projetado pelo rei Carlos III, no século XVIII.
A maioria das praças de Madrid tem uma característica interessante, ocupam uma quadra inteira e se localizam na parte interna das construções, que as circundam. A Plaza Mayor foi mandada construir pelo rei Felipe II no século XVI; recebeu diversas reformas e hoje abriga o Centro de Turismo Plaza Mayor.
A Plaza de Toros Monumental de Lãs Ventas é um lindo prédio que nos dá idéia do valor que os espanhóis dão às chamadas "Corridas de Toros" e nos surpreende que, em pleno século XXI, este povo ainda continue cultivando esta prática tão brutal para com os animais.
Conhecemos dois museus: O Museo del Prado com um grande e valioso acervo e o Museo Reina Sofía onde encontramos obras de Lygia Pape, artista brasileira, Joan Miró, Salvador Dalí e o quadro "Guernica" de Pablo Picasso. Importante informar que os Museus oferecem dias e horários onde o povo pode visitá-los gratuitamente.
O Parque de El Retiro é um recanto de paz e natureza, no centro da cidade. Possui árvores centenárias, fonte e um certo ar romântico, que atrai pessoas de todas as idades.
Apesar de todas estas belezas, que podem ser apreciadas e usufruídas pelos habitantes de Madrid, a crise também chegou lá. Nos dias em que lá estivemos, houve diversas manifestações, sendo a dos professores, a mais importante delas. Era reinício de ano letivo e milhares de docentes saíram às ruas para protestar contra o corte de verbas para a educação, o sucateamento e a privatização da educação pública. Reivindicavam inclusive, a demissão do ministro. Quatro dias depois do início das aulas havia dezenas de pais, numa fila buscando uma vaga para seu filho, em situação desesperadora. Os órgãos governamentais garantiam que todos teriam sua vaga. Isto verdadeiramente me surpreendeu, num país que eu acreditava, ter superado este tipo de problema.
Há um grande número de desempregados e encontramos até pedintes.
Outra discussão que estava ocorrendo era o projeto de imposto sobre as grandes fortunas, proposto para minorar os efeitos da crise. Esta taxa não era cobrada desde 2007. Os que possuem uma renda a partir de um milhão de Euros deverão pagar o imposto. Acontecia um debate acalorado entre os que defendiam que, os ricos deveriam fazer um esforço maior em tempo de crise e os que discordavam desta posição.
A Espanha é pois, mais um foco da crise do capitalismo, que atinge o mundo.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte