Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 07/03/2018 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA
Para a Campanha da Fraternidade que começa no próximo dia 14 de fevereiro, a Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB) já definiu o tema: Fraternidade e Superação da Violência e como Lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mateus, 23, 8).
Apesar de possuir menos de 3% da população mundial, o Brasil responde por quase 13% dos assassinatos do planeta. Este número revela a contradição da imagem que se tem do brasileiro como povo pacato e ordeiro. Surge dos lugares onde residem pessoa que podem pagar por segurança particular e contam com maior presença da segurança estatal. Nas periferias há ausência da segurança estatal.
A pobreza é uma das piores formas de violência para com o ser4 humano. É desta amada da população que os traficantes de pessoas encontram suas vítimas para a exploração sexual, comércio de órgãos, pornografia infantil...
A campanha da fraternidade deste ano nos convoca a viver a prática de Jesus no exercício dos pequenos gestos, que o Papa Francisco destaca na ação de Cristo: a escuta, o acolhimento, o diálogo, o anúncio da paz e a denúncia da violência na dimensão pessoal e social. Superar a violência é tarefa de todo cristão.
Marina Lima Leal
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte