Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 07/03/2017 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
O tema escolhido este ano para a Campanha da Fraternidade é: Biomas Brasileiros e defesa da vida e o Lema - Cultivar e guardar a criação (Gênesis 2,15)
OBJETIVO GERAL DA CF 2017: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.
Mais uma vez a CNBB demonstra sua sensibilidade na escolha de temáticas essenciais para serem pensadas, neste tempo da Quaresma, que iniciou na 4ª feira de Cinzas.
Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes, dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 6 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos resultantes da imensa miscigenação brasileira.
Os biomas brasileiros sofrem interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil. Eles começaram com a extração do pau-brasil usando, no início, a mão de obra escrava de indígenas e mais tarde dos africanos.
A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. O Papa Francisco teve uma atitude concreta nesta linha, quando publicou a Encíclica Laudato Si, que propõe a ecologia integral como condição para a vida do planeta.
Para o Papa Francisco, é por nossa causa que milhares de espécies já não existem. É devido à atividade humana que o planeta continua a aquecer. Este aquecimento provoca mudanças climáticas que geram a dolorosa crise dos migrantes forçados. Os pobres do mundo, embora sejam os menos responsáveis pelas mudanças climáticas, são os mais vulneráveis e já sofrem os seus efeitos.
A Campanha da Fraternidade 2017, abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum. Cuidar da obra saída das mãos de Deus deveria ser um compromisso de todo cristão.
Marina Lima Leal
Março de 2017.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte