ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 27/01/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
FORUM SOCIAL TEMÁTICO
A mobilização por "um outro mundo possível" será retomada nesta semana, em Porto Alegre e cidades da região metropolitana, com o início do Fórum Social Temático (FST), que se insere ao Fórum Social Mundial. Com o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", o FST deverá ser uma prévia da Cúpula dos Povos, encontro de movimentos sociais paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro.
Desde 2010, as atividades do FSM acontecem, de forma descentralizada, nos anos pares e centralizada em anos ímpares. Além do FST em Porto Alegre, mais 25 eventos devem compor a agenda do fórum em 2012, de acordo com o coordenador do comitê organizador do FST, Mauri Cruz: "Serão atividades espalhadas pelo mundo, em todos os continentes. E a expectativa é que a edição centralizada de 2013 seja em um país da Europa, que sempre teve participação ativa no processo, mas nunca sediou um Fórum", adiantou.
Organizado por movimentos sociais e organizações da sociedade civil, o FST deverá ser palco de discussões sobre a crise financeira e do atual modelo de desenvolvimento econômico, contrapondo alternativas de crescimento mais sustentável. O foco será a Rio+20, na tentativa de influenciar os resultados da conferência, com a apresentação de propostas alternativas, às que serão levadas pelos governos.
A preocupação dos organizadores é que, a chamada economia verde (proposta central da Rio+20) seja apenas um novo rótulo para um mesmo modelo de desenvolvimento, com concentração de riqueza, centrado no consumo, produzindo grandes injustiças sociais.
O Fórum Social Temático 2012 tem mais de 900 atividades inscritas e espera 40 mil pessoas e será realizado de 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Entre os nomes confirmados para o megaevento, estão figuras conhecidas do FSM, como o sociólogo português, Boaventura de Sousa Santos e o jornalista e escritor espanhol Ignácio Ramonet. Também devem marcar presença, ativistas que foram protagonistas de movimentos, como a Primavera Árabe, as manifestações estudantis chilenas, o Occupy Wall Street e os indignados da Espanha.
O FST começa oficialmente na tarde de terça-feira (24), com a tradicional marcha de abertura que passará pela Avenida Borges de Medeiros e seguirá, num trajeto de cerca de cinco quilômetros, até a Usina do Gasômetro.
Canoas sediará importantes atividades como, o Seminário Internacional de Cidades de Periferia, Rede FALP (Fórum de Autoridades Locais de Periferia), que terá como conferencista o sociólogo Boaventura de Souza Santos, além da Feira de Economia Solidária, shows e atividades culturais.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte