ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 07/02/2014 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO
O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania planetária e pelo direito universal à educação. Constitui-se em um espaço de constante diálogo entre os que, em um mundo globalizado, levam adiante projetos de educação popular e de enfrentamento ao neoliberalismo, seja nas esferas públicas governamentais ou não. Está empenhado na construção de outra educação para outro mundo possível, centrada no ser humano e pela justiça social e ambiental.
O FME surge como consequência natural do Fórum Social Mundial (FSM), que teve a primeira edição em 2001, em Porto Alegre e passou a constituir-se no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de alternativas à ordem neoliberal, sob a ideia comum de que "Outro Mundo é Possível".
A partir do 1º Fórum Social Mundial foi verificada a necessidade de aprofundar o debate educativo e, como proposta, surgiu a da realização do Fórum Mundial de Educação, pois formou-se o consenso, de que para conseguir outro mundo possível, outra educação seria necessária. Diferentes organizações e movimentos sociais da educação de várias partes do mundo debateram. O primeiro Fórum Mundial de Educação aconteceu em outubro do mesmo ano de 2001, em Porto Alegre, com grande participação. As conferências foram realizadas no ginásio Gigantinho, para abrigar o grande número de inscritos. A partir deste primeiro Fórum, outras edições aconteceram, realizadas em diversas partes do mundo, nos anos seguintes.
Neste ano de 2014, o FME será realizado em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 de janeiro com o Tema: Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias (FMEPRMP).
O Lançamento do Fórum Mundial de Educação (FME), em Canoas, aconteceu no dia 18 de novembro de 2013, tendo como palestrante o professor José Pacheco,coordenador da Escola Ponte de Portugal. No dia 27 do mesmo mês, foi a vez do Lançamento Estadual, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, com palestra de Moacir Gadotti, licenciado em Pedagogia e Filosofia, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e fundador do Instituto Paulo Freire.
A participação no Fórum Mundial de Educação, como não poderia deixar de ser, pelo extenso alcance do Evento, tem tido uma grande procura. Já estão inscritos mais de 2.500 participantes. A Organização do Fórum prevê quatro mil inscritos, entre eles delegações de 15 países e de todos os estados brasileiros.
Trata-se de uma grande oportunidade, não só para os educadores, mas para todos os que se preocupam com os rumos da Educação, de participarem deste grande momento de debates, reflexões e encaminhamentos.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte