ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 04/03/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 2012
Apesar de todas as dificuldades pelas quais as mulheres ainda passam, costumo, a cada Dia Internacional da Mulher, fazer um balanço das últimas conquistas da mulher brasileira. Isto não significa esquecer das mulheres do mundo inteiro e dos problemas por que passam, especialmente em alguns países.
Em dezembro do ano passado, mais uma mulher e desta vez uma gaúcha, teve, numa das mais longas sabatinas da história recente do Senado, sua indicação ao Supremo Tribunal Federal. Trata-se de Rosa Maria Weber, que anteriormente era ministra do Tribunal Superior do Trabalho e foi indicada pela presidente Dilma Roussef.
Durante a sabatina realizada pelo Senado, a ministra criticou a lentidão do Judiciário, manifestou posição favorável à investigação de juízes pelo Conselho Nacional de Justiça e disse apoiar, até mesmo, mudanças no rito de indicação de ministros ao STF, hoje prerrogativa da Presidência da República.
Rosa é a terceira mulher a ocupar uma vaga no STF. A primeira foi Ellen Gracie Northfleet, em 2000, é carioca, mas fez carreira no Rio Grande do Sul; a segunda foi Cármen Lúcia Antunes Rocha, mineira, indicada em 2006.
Mais recentemente, no mês de fevereiro, a engenheira Maria das Graças Silva Forster, tomou posse na presidência da Petrobrás, oitava empresa mais valiosa do mundo. De família humilde, estudou muito, em escolas públicas, tornou-se funcionária de carreira da Petrobrás e, agora, a primeira mulher no mundo a ocupar a presidência de uma grande petrolífera.
Foram, sem dúvida, duas importantes conquistas, mas não podemos esquecer das mulheres anônimas, que hoje batalham, com um salário menor do que o dos homens, para sustentar seus filhos, muitas vezes sozinhas, numa jornada desumana de trabalho. Muita luta ainda é necessária para que todas as mulheres, do Brasil e do mundo tenham uma vida digna e possam comemorar esta data a elas dedicada.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte