ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 20/08/2014 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
UM BALANÇO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Com o título "Não era para ser um desastre?" a jornalista Balala Campos, publicou um artigo no jornal ZH de 04 de julho último, que inicia com a afirmação: "O Brasil parece ser um dos poucos países do mundo que jogam contra si mesmos".
No artigo ela faz uma análise das previsões catastróficas que cidadãos e imprensa faziam no período que antecedeu a Copa. Estas previsões vazaram inclusive para o exterior, provocando reações da imprensa internacional.
Hoje, finalizados os jogos mundiais, a própria imprensa reconhece que, apesar do desastre que foi a goleada que o Brasil levou da Alemanha, nosso país foi um grande anfitrião e realizou uma grande Copa, considerada por muitos da imprensa estrangeira, como a "Copa das Copas".
Contrariamente ao que diziam "os arautos do apocalipse" a Copa aconteceu de forma organizada e sem violência. Não houve caos nos aeroportos, o transporte coletivo funcionou e os protestos foram poucos. O Brasil demonstrou ao mundo que tem capacidade de organizar grandes Eventos e com isto fortaleceu a autoestima de nosso povo. Tivemos o reconhecimento dos diversos países que participaram da Copa e saíram muito bem impressionados com o Brasil. Com certeza, nossa imagem no exterior melhorou após este grande Evento.
Temos problemas? Claro que temos, mas qual o país que não os tem? O que se observa é que, apesar de tê-los, não saem por aí, falando de suas mazelas, como fazem infelizmente, muitos brasileiros. Será que, se não realizássemos a Copa, resolveríamos todos eles num passe de mágica? Há 64 anos o Brasil não realizava uma Copa do Mundo e nem por isso resolveu seus sérios problemas de saúde, educação e segurança.
Aliás, a Segurança funcionou bem, considerando os milhares de pessoas que estiveram aqui durante os jogos. Espera-se que a integração entre a Polícia Federal e as polícias estaduais, que produziram bons efeitos, fique como legado da Copa, para o Brasil.
Foi uma grande alegria ver a satisfação de tantos estrangeiros, com nossa hospitalidade. Os turistas que estiveram em Porto Alegre, por estarem mais próximos de nós, demonstraram isto muito claramente, tomando nossas ruas com um colorido e animação contagiantes. Chamou a atenção uma banda de torcedores holandeses, que encontrou com a da Polícia Militar de Porto Alegre, que ensaiava para tocar os hinos nacionais. Juntaram-se a eles e executaram juntos, a música "Aquarela do Brasil", sob o aplauso do público que passava. Foi emocionante.
A partir de agora, o país volta à normalidade e temos logo ali na frente, uma grande responsabilidade que é votar em bons candidatos, que coloquem os interesses do povo brasileiro, especialmente dos mais necessitados, acima de seus próprios interesses e que governem com justiça e seriedade.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte