ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 16/06/2014 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
COLÉGIO MARIA AUXILIADORA, 70 ANOS DE HISTÓRIA
O Colégio Maria Auxiliadora teve sua origem no ano de 1944. O povo de Canoas reivindicava uma escola de educação cristã para meninas, pois o então Instituto São José, dos irmãos lassalistas, atendia somente ao público masculino. Com o apoio do Cônego José Leão Hartmann, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora assumiu essa missão, adquirindo a chácara da família do Sr. Paulo Livonius.
No dia 05 de fevereiro de 1944, chegaram as primeiras irmãs, que começaram logo a trabalhar. Na residência fizeram duas salas de aula e transformaram a garagem em outras duas salas. Em março de 1944, iniciaram as aulas do Curso Primário, com 132 matrículas atendidas por seis irmãs e a professora Gertrudes Günther.
Logo no começo de 1945, os canoenses solicitaram um Ginásio feminino. Importante lembrar que o termo era usado, na época, para designar as últimas séries do Ensino Fundamental. Em contato com a direção do Instituto São José e as respectivas autoridades de Educação, foi autorizado em 1946, o Ginásio, como secção feminina do referido Instituto ao qual ficou subordinado até agosto de 1947, quando o Ministério de Educação e Cultura reconheceu o Ginásio Maria Auxiliadora, que se tornou, desde então, autônomo.
Para abrigar o Ginásio foi necessária a construção de um prédio que oferecesse as condições exigidas pela legislação de Ensino. Desta forma, no dia 15 de novembro de 1945 foi lançada a pedra fundamental da primeira ala do atual Colégio Maria Auxiliadora que, exatamente um ano mais tarde, em 1946, foi inaugurado. No mesmo ano foi aberto o internato, com a finalidade de atender aos muitos pedidos de pais, tanto de Canoas quanto de outros municípios.
O Ginásio Maria Auxiliadora tornou-se conhecido pelas autoridades educacionais e em 1950, a Secretaria de Educação e Cultura solicitou à direção, que abrisse uma Escola Normal para formar professoras para o Curso Primário, propondo um convênio com o Estado. Assim foi aberto, em 1951, o Curso Normal alterando a denominação da instituição para Escola Normal Maria Auxiliadora.
O curso começou com 17 alunas e funcionou até 2003. Infelizmente, a partir desta data o Curso Normal foi fechado por falta de procura. Em outras oportunidades, já procedi uma análise, das causas da atual falta de atrativos, para a carreira de professor.
Minha relação afetiva com o Colégio Maria Auxiliadora, começou no ano de 1969, quando fui convidada, pela diretora da época, Irmã Maria Hildtgardis, a lecionar Sociologia no Curso Normal e Organização Social e Política do Brasil (OSPB) no Curso Ginasial.
Permaneci lecionando por 17 anos no Colégio. Minhas filhas devem, em grande parte ao Auxiliadora, sua formação, pois assim que completaram a idade, foram para o Jardim de Infância da Escola, tendo uma delas, feito aí seus estudos até concluir o Ensino Médio.
Muitas de minhas alunas encontrei, mais tarde, na vida profissional e a alegria do reencontro foi sempre muito grande. Com algumas e alguns, porque mais tarde o Colégio passou a aceitar também os meninos, continuo mantendo contato.
No Colégio Maria Auxiliadora, aprendi muito, fiz lindas e sólidas amizades. Algumas perduram até hoje, com encontros periódicos onde recordamos nossos tempos de convívio na Escola. Tínhamos muitas oportunidades de formação o que contribuiu decisivamente para nosso crescimento profissional.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte