ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 27/02/2012 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Mais uma vez estamos no período da Quaresma e no início da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e, como lema, "Que a saúde se difunda sobre a terra".
Sabiamente a Igreja escolheu o tema da saúde para ser refletido pelos cristãos nestes 40 dias, afinal, todos temos direito a uma vida saudável.
Sabemos que a saúde é uma prioridade para a sociedade brasileira e os discursos dos candidatos, nos períodos eleitorais a colocam, geralmente, como prioridade. O que se observa, no entanto, é que na hora de distribuir os recursos, ela é posta em segundo plano e a saúde do povo brasileiro continua deixando muito a desejar, como se pode constatar pelas longas filas para consultas especializadas, cirurgias e exames necessários para o diagnóstico de doenças graves. Ao chegar aos hospitais, muitas vezes, não há leitos disponíveis. Nada justifica esta longa e sofrida espera, para quem já está com sua saúde debilitada.
O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição de 1988, é considerado como um dos mais perfeitos do mundo, inspirado no princípio da universalidade, cujo objetivo é atender a todos os brasileiros, indiscriminadamente. No entanto, ainda não consegue satisfazer a toda a população, especialmente a mais necessitada, aquela que mais adoece, justamente por não ter acesso a uma alimentação saudável, água tratada e campanhas de prevenção.
Um dos objetivos da campanha da fraternidade deste ano é justamente a defesa do SUS, por parte da população e a reivindicação de seu justo financiamento.
Como a Campanha da Fraternidade chega a todos os recantos do Brasil, possui fundamental importância, especialmente por divulgar e conscientizar a população, que ela tem direito a um tratamento digno e que promover a saúde é uma obrigação do Estado.
A principal medida para a melhoria da saúde de todos os brasileiros, seria o fiel cumprimento, por parte das autoridades de todas as esferas governamentais, dos percentuais para a saúde, previstos pela Constituição Brasileira.
Que a Campanha da Fraternidade, escolhida para este ano, alcance os objetivos propostos, é o que esperamos.
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte