Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 31/01/2017 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato PDF
Imprimir texto Imprimir texto
A CÂMARA DE CANOAS VOLTA A TER A PRESENÇA DE UMA MULHER
No recente processo eleitoral a população de Canoas elegeu uma mulher para a Câmara de Vereadores - Maria Eunice Dias Wolf - que assumirá na próxima Legislatura. O fato não ocorria desde o ano 2000.
Nosso município, nestes 77 anos de emancipação política, teve apenas cinco mulheres exercendo a vereança: Lina Plentz Alves, Zilah Dal Molin Silva, Eliane Regina Rodrigues (Nani), Etna Bockert e Ângela Calixto, sendo que nem todas foram eleitas. Algumas eram suplentes, que ocuparam a vaga do titular. Finalmente, depois de 16 anos, os canoenses elegeram Maria Eunice, metalúrgica, sindicalista, batalhadora, militante do Partido dos Trabalhadores. Com certeza, as mulheres estarão muito bem representadas no seu mandato.
Em contraposição, Nova Santa Rita, município novo, que se emancipou de Canoas, reelegeu neste ano, a Prefeita Margarete Simon Ferreti e já possui vereadoras eleitas há bastante tempo. Outros municípios vizinhos, menores como Esteio, há muito registram a presença da mulher legislando, em sua Câmara Municipal.
No ano de 2004 escrevi uma crônica onde falo sobre a ausência da mulher em cargos eletivos de nossa cidade. Nestes 12 anos pouca coisa mudou. Elegemos uma vice-prefeita, Beth Colombo, por dois mandatos e agora novamente, uma vice-prefeita, Gisele Uequed.
O número de mulheres nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas, Câmara e Senado Federais, têm crescido, mas é ainda muito pequeno; está longe do ideal.
O sistema de quotas, apesar de ter sido um avanço, muitas vezes é usado apenas como cumprimento da determinação legal, não havendo preocupação com a qualificação e o apoio dos partidos às candidaturas femininas.
Canoas, como se percebe, não é um caso isolado, mas pelo fato da população feminina, ser ligeiramente superior à masculina e pela atuação qualificada de muitas de nossas mulheres, seria de esperar que diversas pudessem estar na Câmara, dando sua contribuição nas decisões importantes para nossa cidade.
Marina Lima Leal
Tramandaí, dezembro de 2016.
 
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte