ACE - Associação Canoense de Escritores
Biblioteca Comunitária SIMÕES LOPES NETO
Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Marina Lima Leal    Textos
Texto publicado aqui em 07/01/2013 Retornar textos da autora Retornar textos da autora
Formato Word
ANO NOVO
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece, quando celebramos o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas, que têm calendários anuais, celebram o "Ano-Novo". A celebração é também chamada Réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que significa "despertar".
A comemoração no mundo ocidental, tem origem num decreto do governador romano Júlio Cezar, que fixou o 1º de janeiro, como o Dia do Ano Novo, em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano.
A passagem do Ano Novo é hoje celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias, além das crendices que costumam acompanhar a mudança de ano. Uma delas, que esteve muito propagandeada neste ano, é a do "fim do mundo", que deveria acontecer em 21 de dezembro.
Ao longo da história, a humanidade já agendou e remarcou muitos "fins do mundo". Ainda não se sabe ao certo, o que leva a humanidade a idealizar o fim do mundo, de tempos em tempos. Quem não lembra Nostradamus e o fim em 1999 e o Bug do Milênio na chegada do ano 2000, para falar das mais recentes?
Crendices, promessas e simpatias à parte, vamos planejar nossa festa de Ano Novo, afinal a cada ano que inicia, temos muito que agradecer, por tudo o que conquistamos no ano que passou e muitas esperanças naquele que virá. Os católicos costumam fazê-lo na missa do dia 1º de janeiro.
Aqui em Tramandaí, onde tenho comemorado o Ano Novo, nos últimos tempos, a comunidade festeja usando muitos fogos de artifício na beira da praia, com música e muita alegria. Os seguidores das religiões de matriz africana fazem também grandes comemorações, em homenagem à Rainha do Mar.
O que toda a humanidade deseja, na realidade é, em síntese, festejar mais um ano vivido e pedir que, aquele que há de chegar, seja ótimo, mas para que isto aconteça, temos que fazer nossa parte, como diz nosso grande poeta Carlos Drummond de Andrade:"Para sonhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre".
Marina Lima Leal, dezembro de 2012
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte