Imprimir texto Imprimir
 
Marina Lima Leal
Marina Lima Leal é natural de Montenegro onde concluiu o Curso Normal e iniciou sua carreira como professora em uma Escola Rural Multisseriada; também lecionou em curso noturno de educação para jovens e adultos, o antigo supletivo, séries iniciais. Na sua cidade natal iniciou sua militância no Grêmio Estudantil do Colégio São José e na União Montenegrina de Estudantes (UMES), sendo sua vice-presidente na gestão 1962/63; participou também da Juventude Estudantil Católica (JEC), da qual foi dirigente.
Bolsista na cidade de Santa Fé, na República Argentina, participou naquele país, de diversos cursos e seminários na área da Educação e da Saúde.
Em 1967, mudou-se para Canoas, mas já lecionava aqui, desde 1965, quando iniciou sua carreira como professora estadual. Adotou a cidade como sua e aqui reside até hoje.
Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Ciências Sociais e pós-graduada em Ecologia Humana pela UNISINOS; participou e vem participando de inúmeros Congressos, Seminários e Cursos, especialmente na área da Educação.
É socióloga e professora, iniciando sua carreira no Magistério Público Estadual em 1965 na EE Fátima, em Canoas, trabalhando, ainda, nas Escolas: Protásio Diogo de Jesus, Germano Witrock, André Leão Puente e Colégio Marechal Rondon, lecionando desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio. Atuou também no Ensino Particular durante 17 anos, quando foi professora no Colégio Maria Auxiliadora, onde lecionou no Ensino Fundamental e no Curso Normal. Foi Secretária Municipal de Educação de Canoas nos anos de 1986 e 1987 e Coordenadora Regional de Educação da 27a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) durante o período de 1999 a 2002.
Tem tido destacada atuação na sua Entidade de Classe - o CPERS/Sindicato, tendo participado de diversas diretorias e exercido a função de diretora do 20o Núcleo na gestão 1993/96; representante de base da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); membro do Conselho Geral do CPERS/SINDICATO e, atualmente, representa a Entidade no Conselho Deliberativo do IPE e no Conselho Municipal de educação.
Após a aposentadoria começou a escrever com o objetivo de resgatar experiências e lutas de sua categoria, das quais participou.
É autora de diversos artigos e crônicas sobre temas relacionados à Educação, a Questão Ambiental, a Luta das Mulheres e do Magistério Estadual, publicados na imprensa local. Possui quatro livros editados:
» “Construindo a Escola Democrática e Popular”, seu primeiro livro, publicado em 2004, se constitui num resgate da experiência vivida com sua equipe na 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE);
» “20º Núcleo do CPERS/Sindicato – 25 anos de luta”, editado em 2005 e trata da trajetória de luta do magistério estadual e dos funcionários de escola;
» “A Gestão Democrática da Escola Pública”- publicado em 2008, registra a história da conquista da Eleição de Diretores e dos Conselhos Escolares nas redes estadual e municipal.
» "Crônicas" - Uma compilação de crônicas escritas nos últimos dez anos pela autora. Publicado em 2012 com apoio do Programa de Incentivo a Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas.
Foi patrona da VII Feira do Livro de Niterói, em 2009 e escritora homenageada na IX Feira do Livro do Imbé. Em agosto de 2013, foi escolhida como Patrona da Feira do Livro de Nova Santa Rita. Também foi Patrona da III Feira do Livro do Bairro Fátima, ocorrida em maio de 2016.
Participou das coletâneas publicadas pela Associação Canoense de Escritores: "Contos e Crônicas" (2009), "Letra Livre" (2012) e "Letra Livre 2" (2016).
Participa de diversas Feiras do Livro realizadas nos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Imbé, Porto Alegre e Tramandaí.