Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Fernando Almeida Poeta
Fernando Almeida Poeta

Fernando Almeida Poeta (Nome artístico). Nascido em Catuçaba, interior de São Gabriel, atualmente mora na cidade de Canoas. Filho de agricultores, foi carreteiro e tropeiro. Conhecedor de toda a lida campeira faz dos seus versos uma narrativa de sua experiência na vida do campo e sobre as histórias do Rio Grande do Sul, reverenciando as tradições gaúchas. É músico, compositor e cantor. É também editor e cofundador da Editora Pampa Cultural. Presidente da ACE - Associação Canoense de Escritores, biênio 2023/2024, e sócio da Estância da Poesia Crioula de Porto Alegre. Atualmente cursa o 7º Semestre em História no UniLaSalle.

Em 2009 - Patrono da V Feira do Livro da Escola Municipal de Ens. Fund. Rondônia em Canoas – RS.

Em 2010 - Patrono da IV Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes de Vasconcelos Jardim em Canoas – RS.

Em 2012 - Patrono da II Feira do Livro do Bairro Guajuviras – Canoas – RS.

Em 2013 - Patrono da IV Feira do Livro da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Canoas e Patrono da Xl Feira do Livro do Bairro Niterói em Canoas.

Em 2017 - Patrono da ll Feira do Livro do Bairro Rio Branco em Canoas.

Participou de várias Feiras de Livros: Porto Alegre, Canoas, Triunfo, Bento Gonçalves, Glorinha, Alegrete, São Gabriel e Cassino.

Realiza palestras sobre cultura gaúcha em feiras de livros, acampamentos farroupilha e escolas.

Participa do projeto estadual do RS “autor presente” desde 2019.

Livros já editados:

2008 – “As Raízes da Tradição” (poesia);

2010 – “Amanhecer no Pago” (3ª edição em 2021 - poesia);

2012 – “Fronteira e Pampa” (poesia);

2017 – “Horizonte Pampeano” (poesia);

2019 – “Gurizito Campeiro” (infantil);

2022 – “Símbolos do Gaúcho” (infantil).


Livros publicados:
As Raízes da Tradição
 
AS RAÍZES DA TRADIÇÃO

“As Raízes da Tradição” foi a primeira obra do autor. Reúne poemas que retratam a identidade do gaúcho, homem do campo, resgate de seus costumes. Traz, entre outros poemas, “A Morte de um Banhadal”, “Carreteiro”, “Minha Querência”, “Sonho de Tropa” e “As Raízes da Tradição”.


Amanhecer no Pago
 
AMANHECER NO PAGO
 
A obra “Amanhecer no Pago” encontra-se em sua terceira edição. Por conter um vocabulário característico do homem do campo, traz um glossário para melhor leitura e interpretação. A obra possui os poemas mais conhecidos do autor como “Pra ti Mulher”, versos que dedica a todas as mulheres; e “De Volta à Querência”, versos que trazem reflexões de um gaúcho que veio para a cidade. Traz também poemas românticos como “Quando Nasce o Amor” e “Amor Campo Afora” além de “Reminiscência Missioneira”, homenagem a Jayme Caetano Braun, entre outros.

Fronteira e Pampa
 
FRONTEIRA E PAMPA
 
Obra que traz também consigo um glossário. Em “Fronteira e Pampa” o autor apresenta poemas que, conforme prefaciou Cheuiche “Fernando Almeida Poeta mostra-se genuíno vate de inspiração campeira em todos os seus versos. E expressa com nitidez suas opiniões, vagueando desde o tempo das Missões Guaranis até as lutas atuais pela salvação do planeta” - poemas “Terra Missioneira” e “Horizonte Turvo”. Fernando relembra grandes figuras ícones das missões em “Missioneira São Luis Gonzaga” e em “Minha Oito Baixos” expressa seu afeto pelo instrumento que o acompanha em suas palestras, entre outros poemas mais.

Horizonte Pampeano
 
HORIZONTE PAMPEANO
 
Em “Horizonte Pampeano”, conforme prefaciou Jurema Chaves, temos, “... mais uma obra literária do poeta Fernando Almeida que, com seu estilo campeiro, vem trazer emoção aos apreciadores dessa arte”. O livro traz, entre outros, os poemas “Horizonte Pampeano” (lutas e histórias do Rio Grande), “Prenda Gaúcha” (exaltação à mulher gaúcha), “Sonho de Tropa” (sobre uma tropeada), “Velho Chapéu” (história do surgimento do chapéu). Traz também um glossário no final.

Gurizito Campeiro
 
GURIZITO CAMPEIRO
 
No século XVll começou a colonização, no Rio Grande do Sul, e assim introduziu-se a pecuária, que se tornou a principal economia do estado na época. Nisso surgiu o “Campeiro”, indivíduo que cuida do gado até os dias de hoje. Neste Livro, é contada a história de um “Gurizito Campeiro” que tem muito a ver com a realidade. Uma leitura direcionada para os pequenos que irão deliciar-se seja pela poesia das palavras, seja pela leitura das gravuras ou por sentimentos despertados pelo personagem central. Primeira obra Infantojuvenil do autor. Rica em gravuras, criadas pelo ilustrador Marcelo Germano.

Símbolos do Gaúcho
 
SÍMBOLOS DO GAÚCHO
 
“Símbolos do Gaúcho” é uma obra direcionada aos pequenos com a finalidade de levar até eles o conhecimento da cultura gaúcha através da linguagem poética. A obra apresenta os símbolos do Rio Grande do Sul, tanto os oficiais quanto os instituídos posteriormente por leis, as referidas leis que os instituíram, pequenos poemas e ilustrações de Daiane Irschilinger.
Imprimir texto Imprimir currículo e publicações

Textos da autor: Publicado aqui em:
Ainda nenhum texto publicado aqui

Contato com o autor:
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte