Notícias / Novidades
Receba por email
Voce está em    Associados    Ancila Dani Martins
Ancila Dani MartinsANCILA DANI MARTINS é natural de Flores da Cunha, RS, e reside em Canoas, RS. Licenciada em História, pela Unisinos, pós- graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e especializada em História do Rio Grande do Sul pelo Celes. Em São Paulo, concluiu o Curso de Pastoral em Nível Superior pela Província Marista. Foi aluna da Escola Superior de Guerra, com Ciclos de Estudos de Politica e Estratégia. Iniciou a carreira de magistério em Vassouras, RJ. Em Canoas, lecionou no Celes, no Centro Educacional La Salle, no Colégio Cristo Redentor e na EEEM Carlos Chagas. Foi diretora da EEEM André Leão Puente. Idealizadora e coorganizadora, em 2006, do livro “Nas asas da poesia – I Coletânea de Poemas” dos alunos da EJA – Smec/Canoas, do projeto “Centenário de Mário Quintana”, do qual foi oficineira. Recebeu o 1º lugar em Poesia na comemoração dos 50 anos do Cssgapa. Ministrou oficina de Poesia em parceria com a Casa do Poeta no Fórum Social Mundial, em 2010. Publica seus textos e poemas em revistas e jornais da cidade e participa de diversas coletâneas. Ministra oficinas nas escolas, a convite. Atua na EEEM Profª Margot Terezinha Noal Giacomazzi. Membro da Casa do Poeta de Canoas e da ACE. Autora do “Calendário Histórico Cultural de Canoas para 2011” (Microcrédito Cultural), dos livros “Expressando sentimentos” (PIC -2008) e "Quadrantes da Alma" (Microcrédito - 2012) e "A PRESENÇA AFRO - A MARCA dos afrodescendentes em CANOAS e no BRASIL" (PIC -2014). Foi eleita Patrona da 30ª Feira do Livro de Canoas, em 2014.

Livros publicados:
EXPRESSANDO SENTIMENTOS
 
EXPRESSANDO SENTIMENTOS
 
Expressando sentimentos é a primeira obra literária da autora e documenta a inspiração poética da professora e educadora através da prosa e de poemas distribuidos em temas marcantes do cotidiano.
Dividido em “Dedicatórias”, “Reflexões”, “Românticas”, “Ecologia” e “Comemoração”, o livro denota seu engajamento com as questões humanitárias, ambientais, sociais, políticas e culturais.
Valorizar a vida, o amor, o trabalho, a natureza e a arte, ter posições sócio-antropológicas, segundo a autora, fortalecem a espiritualidade, condição primeira para a felicidade. Entre suas mensagens:
“Que o domínio do conhecimento e das tecnologias possa gerar mais empregos, alimento, saúde, justiça, controle da natalidade, distribuição da terra, renda, lazer e respeito entre todas as etnias e culturas para transformar nossa aldeia global numa casa onde se viva com arte e alegria.”
ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO:
Formato:
Brochura - 148mm x 210mm
Páginas:
104
Ano da edição:
2008
Edição:
TecnoArte
Impressão:
Tecnicópias Grafica e Editora
Este livro foi publicado com recursos do PIC - Programa de Incentivo a Cultura
do (à época) Depto. de Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas

QUADRANTES DA ALMA
 
QUADRANTES DA ALMA
 
Em QUADRANTES DA ALMA encontramos uma série de textos com conteúdo ao mesmo tempo variado e profundo. Separados em blocos por temas, esta obra nos mostra quão larga é a abrangência de aspectos abordados pela autora. Meio Ambiente, Ser Humano, Amor, Espiritualidade, Educação, Sonhos e a questão Afro são capítulos que dão uma noção dos caminhos percorridos pela irrequieta alma poética de Ancila. As citações bíblicas apostas no cabeçalho de cada página nos convida a revisitar a sabedoria milenar que encerram, a sua mensagem sempre atual para as preocupações e problemas que afligem a humanidade desde a mais remota época.
Nesta obra a autora presta uma homenagem ao artista e escritor Antonio José Giacomazzi (1941 - 2010) com a utilização de suas pinturas na capa e nas ilustrações que abrem cada capítulo de seu livro.
ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO:
Formato:
Brochura - 148mm x 210mm
Páginas:
96
Ano da edição:
2012
Edição:
TecnoArte
Impressão:
Tecnicópias Grafica e Editora
Este livro foi publicado com recursos do Programa Microcrédito Cultural
da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Canoas

A PRESENÇA AFRO
 
A PRESENÇA AFRO
A MARCA dos afrodescendentes em CANOAS e no BRASIL

 
O Brasil necessita abraçar a ideia da dívida dos quase 400 anos de escravidão e construir um cenário de igualdade e oportunidades para todos, para que assim sendo, possamos viver em um Estado Democrático e de Direito. O presente trabalho busca mostrar a trajetória vivida pelo negro em nosso País, mas principalmente no município de Canoas. A obra está dividida em capítulos que abrangem poemas e prosa poética, pesquisa e história, depoimentos e entrevistas com afrodescendentes que se destacam em Canoas, entidades e associações canoenses voltadas à cultura negra, culinária africana, resultado do censo sobre a população negra no município, entre outros assuntos relevantes que objetivam sensibilizar os leitores e engajá-los no Estatuto da Igualdade Racial.
Texto da contracapa redigido por Samuel Dani Martins
Bacharel em Direito, em História e Mestre em Educação
ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO:
Formato:
Brochura - 148mm x 210mm
Páginas:
156
Ano da edição:
2014
ISBN:
978-85-64690-21-9
Edição:
TecnoArte
Impressão:
Tecnicópias Grafica e Editora
Este livro foi publicado com recursos do PIC - Programa de Incentivo a Cultura
da Secretaria de Cultura do município de Canoas/RS

CACHOEIRA DE CRISTAIS
 
CACHOEIRA DE CRISTAIS
 
A infância é a descoberta da vida, a ingenuidade, a simplicidade, o encanto, o espanto, o tempo em que somos uma película, filme invisível gravando tudo o que vemos e sentimos. Daí para a frente, nossa vida será mais plena conforme a extensão e a intensidade de nossa memória, a “lanterna de popa”, como a designou Roberto Campos em momento de mágica.
Raros não sonham em retornar àquele tempo maravilhoso. Nosso Gonçalves Dias pedia a Deus para voltar, para desfrutar os primores que não encontrava fora de lá. Rainer-Maria Rilke perguntava: “Mesmo numa prisão cujas paredes abafassem todos os ruídos do mundo, não lhe restaria sempre a sua infância, esse tesouro de recordações?” Tesouro guardado no fundo de um lago escuro, só penetrado pela “lanterna de popa”. Nossa vida cresce ou diminui, na medida da sua luz, a própria vida é mais ou menos plena na mesma medida.
Lamento ter sido chamado a escrever o posfácio, não pude dar a boa nova no prefácio, de que a autora estaria revelando o filme, revelando-se criança em verso e prosa.
Pósfácio da obra feito pelo escritor e jornalista
Antônio Canabarro Tróis filho
ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO:
Formato:
Brochura - 148mm x 210mm
Páginas:
116
Ano da edição:
2014
ISBN:
978-85-64690-25-7
Edição:
TecnoArte
Impressão:
Tecnicópias Grafica e Editora
------------------------------------------------------------
Este livro foi publicado com recursos da autora.
Imprimir texto Imprimir currículo e publicações

Textos da autora: Publicado aqui em:
Ainda nenhum texto publicado aqui

Contato com a autora:
 
Topo da página
Topo
Topo da página
Topo
ASSOCIAÇÃO CANOENSE DE ESCRITORES
ESPAÇO CULTURAL: ACE-CALDRE FIÃO - Biblioteca Comunitária "Simões Lopes Neto"
Rua José Veríssimo, 252 - Bairro Harmonia - Canoas/RS - 92320-700
Desenvolvido, mantido e hospedado por TecnoArte